segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cidades que fazem Glub Glub e outras Histórias


Quem entre vocês mora em uma das cidades que alagou agora em Janeiro?

Eu moro em Franco da rocha, umas das cidades que, por causa das chuvas, protagonizou os jornais e reportagens de todos os canais de TV aberta de São Paulo (e talvez de outros estados, mas não pesquisei sobre isso).

E antes que perguntem: Não, não sofri de qualquer tipo de perda por causa da enchente ou da chuva.

Mas mesmo assim estou pasmo que precisou acontecer tamanha tragédia em tantos lugares pra que as enchentes, chuvas e a alta de planejamento habitacional fossem levados a sério.


Ou melhor dizendo, estou pasmo que teve de inundar simultaneamente em São Paulo e Rio de Janeiro pra abrir alguns olhos.

Vou falar sobre minha visão do que aconteceu esses dias.

Sobre minha cidade:

Há décadas que as enchentes castigam minha cidade (e minha cidade só aparece na TV quando acontece alguma questão ligada às enchentes, ao presídio da cidade ou ao hospital psiquiátrico), e só esse ano que tudo foi levado a sério.

E adivinhem o porquê?

Porque a enchente foi tão grande que afetou:

A Prefeitura,
A Delegacia,
Algumas igrejas,
Alguns Supermercados,
Algumas lojas grandes com nome famoso,
Algumas escolas,
Boa parte do centro administrativo da cidade,
A Estação de TremE forçou o prefeito a sair da casa dele e se abrigar em uma escola num ponto mais alto.

Todos os itens anteriores à Estação de trem não importam tanto para a mídia ou o estado porque só afetam a cidade, mas a paralisação da Estação de trem fez com que milhares de trabalhadores que moram aqui e nas cidades depois da nossa estação de trem não pudessem ir trabalhar em São Paulo.

Então as cidades em que esses trabalhadores moram e a cidade de São Paulo perderam muito dinheiro por alguns dias em que esses trabalhadores ficaram parados.

Sempre o dinheiro ¬¬'


Como eu moro no alto e longe do Centro (assim como cerca de 92% dos outros moradores da cidade) só fiquei sabendo do que aconteceu quando vi as reportagens na TV.

E eu juro que quando soube que tinha chovido tanto que até o prefeito tinha se ferrado a minha vontade foi gargalhar.

Há anos que os grandes da cidade empurram os problemas da chuva com a barriga e eu tenho certeza que agora eles vão fazer algo pra evitar que aconteça de novo.

No fim essa enchente trouxe benefícios pra mim minha cidade :)

Ps: A topologia da cidade torna muito difícil a queda de barrancos e deslizamentos, logo a água só afetou os que moravam lá embaixo, e eles já estão acostumados com a força das águas.
Ou seja, apenas perdas materiais por aqui.

Ps2: O Prefeito aproveitou pra divulgar um dado falso dizendo que a enchente causou uma perda de 36 Milhões por afetar as obras de um hospital de construção.
O hospítal fica num ponto relativamente alto da cidade, para ser afetado pela enchente a água teria de subir mais de 10 metros, isso inundaria boa parte das cidades vizinhas e mataria muita gente nelas, mas todos que moram aqui sabem que se a água subiu menos de 2 metros (e já foi muito), vamos ver se o prefeito consegue algo com esse migué.

As outras cidades:

O que eu posso falar sobre elas  que a mídia já não falou?

Conheço pessoas que conheciam alguns que moravam na região Serrana do Rio de Janeiro, logo estou ligado aos mortos de alguma forma.


É tão estranho saber que isso aconteceu aqui perto '-'

A última vez que inventei de saber sobre os mortos eles estavam em torno de 630 pessoas.

Só espero que nenhum fanático religioso invente de dizer que a tragédia é um dos sinais do apocalipse quando os corpos forem 666.

E espero que algo de bom aconteça por causa da tragédia...

Sem mais.

¨

2 comentários:

TANITA TOUNGE disse...

Só estou esperando é a Copa e Olimpiadas serem canceladas... nao que eu queira... Mas é inevitável tendo em vista as catastrofes sociais e ambientais acontecendo...

Hades disse...

Verdade, acabei esquecendo de comentar isso.
Não é uma vergonha q acontecem as merdas e as tragédias no Brasil logo nesse momento de evidência?